Vem chegando o verão…

e com ele muito sol, calor no coração e protetor solar!

Claro que parece clichê mas quero alertar a todos pelo problema que passei este ano.

Há mais de um ano atrás reparei que no meu lábio superior havia um pontinho que descamava, ficava seco, as vezes parecia que sangrava (como quando apertamos uma espinha), mas era muito pequeno e eu achava que era um ponto que ficava seco, devido ao frio.

Em meados de maio, quando fui ao dermatologista para ver outras coisas na pele, comentei com ele sobre essa coisinha chata, aí ele já quis fazer biópsia. Achei até um pouco de exagero dele, na semana seguinte a biópsia não estava pronta, e o médico saiu de férias… quando ele voltou, ELE me ligou.. portanto, achei que fosse algo mais grave… quando fui falar com ele, foi meio tenso, ele falou do que se tratava mas eu só ouvi CÂNCER DE PELE.

Apesar do diagnóstico da biópsia ter sido sim um tipo de câncer de pele, graças a deus, é um tipo que não dá metástase. O nome desse tipo é Carcinoma Basocelular, e se cura com cirurgia, menos pior, achei eu. O médico me encaminhou a um colega cirurgião, que ia cobrar ao menos R$ 5.000,00 para operar, mesmo eu tendo plano de saúde. Na minha cabeça, eu achei que esse tipo de cirurgia não era coberta por meu plano de saúde. Enfim, além do problema de pele já estava tendo outro problema, grana. Aí além de tudo, meus níveis de vitamina D, estava muito abaixo do normal, e eu não poderia tomar sol, até para não agravar o que eu tinha, e nem desencadear o surgimento de outros basos.

Quando você tem um problema relacionado a câncer, por menor que seja, você só pensa em se livrar do problema, e eu estava disposta a arrumar grana para fazer essa operação urgente. Depois, por indicação da minha tia, fui ao Hospital do câncer, o ACCamargo, que é altamente especializado no tratamento de vários tipos de câncer. E, mesmo com medo eu fui, fiz exames, passei por consultas e fui operada! Eu estava morrendo de medo, por aparentemente ser algo pequeno, mas tem um porém, a volta da área afetada tem que ser retirada também. Mas o que me deixou com medo mesmo foi a anestesia. Tinha outro ponto de um pré baso (ceratose), no ombro direito, e tive que operar também.

Apesar de tudo parecer um grande problema, o maior problema que enfrento hoje é o tamanho da cicatriz. Elas vão ficar bem finas, praticamente imperceptíveis. Mas levei um susto quando tirei o curativo a primeira vez, era um corte muito grande cheio de pontos. No lábio, era um ponto tão pequeno que as minhas colegas de trabalho achavam que eu estava louca, porque realmente não aparecia, mas o corte

foi surreal.

Colocarei umas fotos para ilustrar melhor
image
Aqui foi uns 3 dias depois da operação (18/9/20158)
image
pontos do ombro direito

image
Hoje 27/11/2015

Aí as pessoas me perguntam, se tomei muito sol… bem, analisando bem provavelmente sim.. pois isso é devido a exposição solar, sou muito branca e ao longo dos anos a pele sentiu os efeitos, pois eu vou pra praia desde que eu era recém nascida.

Teve algumas vezes, lá na adolescência que sim, extrapolei e ficava vermelha, só que você nunca acha que esse tipo de coisa pode acontecer. Enfim, aconteceu, tratei e resolveu. Agora é bola pra frente

Então reforçando… USEM PROTETOR SOLAR mesmo!

Um comentário sobre “Vem chegando o verão…

Deixe um comentário

